29.10.05

Cinco minutos antes do programa Radar começar, o grupo Ío iria estrear uma nova formação - uma dupla, mais precisamente (tão em voga no cenário pop atual) chamada Í (Munir) e O (crosa) até por certa concisão física. Mas como o cinema nos ensina, veementemente e tranquilizadoramente, tudo se resolve nos últimos 10 segundos. Enquanto isto, a Laura estava perdida em alguma parte do trânsito da cidade tentando chegar na TVE. Começa o programa e o Munir revê, escondido das câmeras, a letra de Perseguidor; música que ele nunca cantou e faria seu debut a forceps. Mas tudo acaba bem quando termina bem e a Laura chegou a tempo de cantar sua música, apesar do retorno negar seu próprio nome, e gerar o tipo de tensão que torna-se saborosa depois que é só lembrança - mas, na hora... Fora isto, foi passado o vídeo "36 escadas", parte integrante do espetáculo SAÍDA DE EMERGÊNCIA (assim como todo repertório do dia). Este vídeo levantou algumas questões interessantes, como a relação da arte com a televisão (mesmo porque os vídeos do Grupo Ío se aproximam muito mais de arte e experimentalismo do que de vídeoclipes, por exemplo - este vídeo, inclusive, já participou de uma mosta de arte). O gelo seco fez sua estréia no Radar, dando aquele clima maravilhoso de todos acharem que algo errado aconteceu com a fiação elétrica - e a máquina quase foi vendida para o programa. O Munir manteve sua tradição de ser excessivamente espaçoso e de um humor questionável nos comentários sobre arte (o programa era focado na Bienal do Mercosul e na experiência de jovens secundaristas com a mesma), a Laura foi fiel ao seu estilo contemplativo salvo solicitação contrária, e o Crosa manteve o estilo kraftwerk do Brasil. Saldo final positivo.

17.10.05

Radar 20 de Outubro

Caros amigos, dia 20 de outubro, 18:00, no programa Radar da TVE canal 7 de Porto Alegre o grupo Ío faz a apresentação de pré-lançamento do seu espetáculo SAÍDA DE EMERGÊNCIA. Conversas , músicas ao vivo e vídeos farão o cardápio do dia.

15.10.05

Lamentamos informar o cancelamento das apresentações que ocorreriam nos dias 19 e 20 de Outubro, no Instituto Goethe, do espetáculo SAÍDA DE EMERGÊNCIA, do Grupo Ío, e do grupo Wandula. O formidável (na etimologia antiga) fato deve-se a outro compromisso que a Wandula assumiu, paralelamente e após a confirmação das referidas datas. Nos resta lamentar o ocorrido e pedir desculpas generalisadas. Aproveitamos para citar o embaixador de Cabo Verde no Brasil (1972-75), Sr Dias Monteiro: - Eu espero isto do senhor, mas o senhor faz algo completamente diverso, como efetivamente fez, e eu me surpreendo com isto. Natural, mas fico mais surpreso ainda que o senhor não fique surpreso.

6.10.05

Então, inspira-se por uma narina e expira-se por outra e começa o SAÍDA DE EMERGÊNCIA, outro projeto multimídia do Grupo Ío que, cronologicamente, é anterior ao Zede Etes. Este é um projeto mais musical, minimalista e cru. Diga-se que é o Grupo Ío brincando de ser uma banda esquisita. O projeto SAÍDA DE EMERGÊNCIA terá diversos convidados como o grupo WANDULA, do Paraná, e RUINS MATADOR, da Eslovênia. As próximas datas são as seguintes: 19 e 20 de Outubro: SAÍDA DE EMERGÊNCIA e WANDULA 5 e 6 de Novembro: SAÍDA DE EMERGÊNCIA e RUINS MATADOR Estes espetáculos acontecerão no Instituto Goethe, por preços populares. Mais algumas apresentações em outros espaços estão previstas para este ano, e mais algumas ocorrerão em 2006. E por enquanto é só pessoal. Post Scriptum: Em breve, site do projeto SAÍDA DE EMERGÊNCIA OBS: Não confundir com a banda de rock progressivo de mesmo nome!
Chegamos ao primeiro fim do Zede Etes: o espetáculo encerrou suas apresentações com uma formação diferente, outra ordem e diversos acontecimentos estranhos, além de um navio imaginário entrando no palco. Chegamos mais perto de saber o que é o Zede Etes (precisamente um terço e meio) ou talvez de não saber o que é o Zede Etes - o que para nós é mais divertido. O formato de espetáculo musical encerrou-se, porém vamos continuar trabalhando com as diversas versões e as narrativas intrínsicas ao trailer (torná-lo mais estranho, narrativo e ilusionista). Tudo até agora foi um grande ensaio (sem que isto seja desabonador) e sempre será, pois trabalhamos com algo que é moldável, inconstante. Vamos trabalhar para uma continuidade do Zede Etes em outros espaços, além de uma extensão do projeto, que será mais complexo e diverso, com projeções urbanas, encenações privadas, livretos e um DVD de multiângulos com uma narrativa de cinco histórias do Zede Etes. Enfim, o Zede Etes é, por sua natureza, um trabalho de work in progress contínuo, e como tal pretendemos levá-lo.